O que foi o Período Pombalino no Brasil? Por que tem esse nome?

A história do Brasil pode ser dividida em fases. Uma delas é a do Período Pombalino. Confira neste artigo o que foi essa parte do nosso passado e a razão para ganhar esse nome.

Quando ocorreu o Período Pombalino?

A fase que ficou conhecida como Período Pombalino aconteceu entre 1750 e 1777. Foi uma fase em que surgiu o Iluminismo na Europa, que defendia o conhecimento e a razão como formas de levar ao progresso. Além disso, contestavam o absolutismo vigente. 

Com isso, no século XVIII, Portugal decidiu incorporar alguns aspectos do Iluminismo para fortalecer seu monarca. Isso ficou conhecido como despotismo esclarecido.

O que foi o Período Pombalino?

O que foi o Período Pombalino no Brasil? Por que tem esse nome? (Pintura "Retrato de Marques de Pombal", de Louis-Michel Van Loo/Claude Joseph Vernet)
O que foi o Período Pombalino no Brasil? Por que tem esse nome? (Pintura “Retrato de Marques de Pombal”, de Louis-Michel Van Loo/Claude Joseph Vernet)

Foi o período em que Portugal teve Marquês de Pombal como ministro de Estado. Ele foi o primeiro representante do despotismo esclarecido e atuou no reinado de D. José I. 

Pombal ficou marcado por promover intensas reformas no Império, incluindo nas colônias, como o Brasil.

As mudanças no Período Pombalino

As principais medidas adotadas por Pombal foram com objetivo de ampliar a arrecadação de Portugal, especialmente através das colônias.

E, durante o período da administração de Pombal, o Brasil vivia a fase de mineração. Por isso, ele decidiu criar companhias de comércio, para estimular atividades desenvolvidas na Colônia.  

O ministro também decidiu pela extinção das capitanias hereditárias e trocou a capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro. O objetivo era ficar mais próximo de Minas Gerais, exatamente pela importância da mineração.

Foi através da decisão de Pombal, que ocorreu também o aumento dos impostos cobrados em cima dos metais preciosos, o que contribuiu para a Conjuração Mineira.

Outro fator marcante foi a expulsão dos jesuítas do Brasil. Era uma forma de diminuir a influência da Igreja Católica na Colônia e também uma tendência do Iluminismo.

Por conta desta decisão, aconteceu o fim da perseguição às pessoas que estavam sendo forçadamente convertidas ao cristianismo. Alinhado a isso, Pombal também proibiu a escravização dos indígenas.

O ministro ficou no poder até 1777, quando D. José I morreu. Quando a sucessora, Maria I assumiu o trono, ela decidiu pela demissão de Pombal. 

Você também pode gostar de ler:
Brasil Colônia: O que foi? Início, Ciclos Econômicas, Escravidão [RESUMO]

Referências

Com informações de UFF e Anpuh-RJ.

Deixe um comentário